domingo, 4 de setembro de 2011

Comentários sobre o treinamento da Juju Panicat.


O blog da revista Muscle in Form, recentemente postou o treinamento da panicat Juliana (Juju) Salimeni. De acordo com o site ela treina pesado 4 vezes por semana e alguns exercícios são feitos usando a técnica de superset (supersérie). Falaremos sobre isso mais à frente...



Diversos são os benefícios da prática regular de exercício físico e a cada dia que passa novos estudos mostram sua aplicação para as mais diversas condições e doenças como: depressão, HIV, obesidade, hipertensão e etc... 

Além disso, existem também os chamados efeitos estéticos, devido a ação do exercício físico na perda de gordura e no aumento de massa muscular. Embora estes dois fatores também sejam importantes para a saúde, muitas pessoas buscam estes objetivos para se sentirem melhor com seus corpos e alcançarem o tão desejado "padrão de beleza".


Divisão de treinamento


O treinamento segue basicamente a divisão A/B/C, ou seja três dias de treino, neste caso consecutivos (segunda, terça e quarta). Quinta-feira fica para descanso e na sexta-feira acontece um treino adicional de quadríceps, posteriores de coxa e glúteos.


Segunda-feira



Neste treino o que mais pode chamar a atenção de algumas pessoas é um exercício chamado agachamento sissy. Este exercício tem esse nome porque de acordo com o renomado treinador de fisiculturistas Vince Gironda (1917-1997), após realizar esse exercício como ele recomendava as pessoas teriam "sissy feelings" (medroso, fresco, afeminado). Este link mostra o próprio recomendando sua versão deste exercício aqui.

Outro aspecto interessante reside no fato de que o treinamento da Juju é feito usando a estratégia de pré-exaustão, que significa começar o treinamento com exercícios uniarticulares (isolados) e terminar com exercícios multiarticulares (compostos). Desse modo, certas partes do músculo vão sendo exauridas, mas mesmo assim o treino não termina porque outras áreas ainda descansadas permitirão continuar o treino.

OBS: Este exercício não deve ser feito por iniciantes, pois é de difícil execução e exige um certo grau de coordenação motora. Devido à sua ênfase no estiramento muscular deve ser feito com uma velocidade lenta ou moderada. Procure um profissional em caso de dúvidas !


Terça-feira



Aqui são realizados exercícios para membros superiores, que muitas mulheres citam simplesmente como "braço". Embora não apareçam outros exercícios devem ser feitos neste dia, como o pulley ou algum tipo de remada para as costas. A provável razão para todos estes grupamentos estarem juntos em um único dia seria para evitar um ganho de massa muscular muito grande nesta região, fato que não deve ser seu objetivo mesmo. Inclusive esta divisão é utilizada por algumas atletas de fisiculturismo de categorias menos musculosas como body fitness e bikini.


Quarta-feira



Neste dia a estratégia utilizada se baseia em uma abordagem mais tradicional, diferentemente do que é feito no treino de segunda-feira, começando com exercícios multiarticulares para finalizar com exercícios uniarticulares. Cabe destacar aqui o exercício de levantamento terra versão "stiff" (stiff-legged deadlift), que nada mais é do que o levantamento terra tradicional feito com as pernas estendidas ou semi-estendidas. Nesta versão, o exercício tem uma maior ênfase na musculatura dos posteriores de coxa induzindo um estiramento da musculatura. Neste link pode ser vista uma demonstração deste exercício.


Considerações finais

Obviamente este não é todo o treinamento da Juju, porém serve para dar uma idéia de algumas coisas que ela com certeza faz.  Cabe lembrar que este programa de treinamento foi criado para ela de acordo com suas necessidades e nível de treinamento.

Seguir ao pé da letra este programa não vai necessariamente deixar ninguém com o corpo dela, vale mais à pena tentar se dedicar ao treinamento, seja ele qual for (quando elaborado de forma adequada !) e à dieta como ela e muitos outros fazem.

Sempre que possível busque orientação qualificada. Antes de mais nada é preciso sentir segurança e seriedade no profissional. Se mesmo assim não funcionar procure outro !

Pense nisso !!!


Como citar:


De acordo com a norma NBR 6023 da ABNT esse post deve ser citado como: CASIMIRO-LOPES G. Comentários sobre o treinamento da Juju Panicat. Blog PenseETreine. Rio de Janeiro, ano 1, setembro. 2011. Disponível em: [endereço da URL]. Acesso em: dia mês. ano. 

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O objetivo desse blog é promover e discutir temas da área de Saúde de interesse geral. Autor: Prof. Dr. Gustavo Casimiro Lopes Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8143521576246390